Sem categoria

Tipos de iluminação e suas funcionalidades

Antes de começar a escolher os tipos de iluminação de sua casa ou realizar um projeto luminotécnico, é muito importante conhecer os tipos de iluminação e suas funcionalidades. Afinal, uma boa iluminação precisa ser harmoniosa com a decoração, mas precisa atender às suas necessidades e facilitar o seu dia a dia. 

Pensando nisso, selecionamos as informações mais importantes sobre tipos de iluminação e as principais dicas para você escolher as luzes pensando em cada ambiente. 

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Continue a leitura até o final! 

Os tipos de iluminação 

Antes de tudo, é preciso explicar a importância de entender e utilizar a iluminação adequada para cada funcionalidade. Por mais que uma boa parte das pessoas não levem isso em consideração, é extremamente eficiente realizar as instalações de luz pensando de forma estratégica como ela pode facilitar o dia a dia. 

Sabe-se que a iluminação pode interferir diretamente nos nossos comportamentos e sensações. Dessa  maneira, ambientes com luzes mais frias e diretas promovem um maior foco, enquanto as luzes quentes e indiretas promovem a sensação de relaxamento. Imagina o quanto é inteligente usar essa informação a nosso favor! 

Para lhe ajudar nisso, detalhamos a seguir sobre cada tipo de iluminação. Confira: 

Iluminação direta 

A iluminação direta, como o próprio nome já diz, acontece quando o intuito é iluminar diretamente o objeto. E é ideal para ser utilizada em ambientes que precisem promover um maior foco ou maior atenção para determinada coisa. Como por exemplo, escritório, penteadeira – onde se faz a maquiagem. 

Iluminação indireta 

Aqui nessa situação a luz ilumina uma superfície para que essa luz  chegue indiretamente ao que deseja iluminar. Serve como luz de apoio, não promove uma grande intensidade de luz no espaço. Ótima opção para se utilizar em quartos de bebês, em quartos (para ser utilizada próximo a hora de dormir), ou até mesmo na sala para proporcionar um ambiente mais aconchegante. 

Iluminação difusa 

A iluminação difusa é utilizada para iluminar o ambiente de forma suavizada, sem causar muitos contrastes de luz e sombra. Esse efeito pode ser obtido colocando um filtro na lâmpada, seja ele fosco, ou de aparência branca leitosa. Dessa forma, promove uma iluminação confortável aos olhos e uniforme. 

Iluminação linear 

É um tipo mais moderno de iluminação realizada por uma luz contínua. Ela não agride os olhos, é bastante confortável e deve ser bem distribuída no espaço. É ótimo para ser utilizado em ambientes funcionais e que possuam atividades que precisem de atenção. 

Iluminação de orientação 

Esse tipo de iluminação é bem específica e serve exatamente para orientar, evitar acidentes ou facilitar a visão para perceber certas informações. Ideias para corredores, escadas, jardins, entradas de residências, garagens compartilhadas, área de piscina. Deve ser totalmente embutida, seja no chão, na parede ou no teto. 

Iluminação de destaque 

Esse tipo é utilizado para destacar pontos necessários ou para dar maior destaque a uma decoração. É uma luz mais focada, concentrada e direcionada para um determinado objeto. Serve para iluminar um letreiro, um quadro, uma imagem etc. 

Iluminação de tarefa 

Nesse tipo de iluminação normalmente se utiliza abajur ou luminárias de mesa. São utilizados para fornecer uma maior iluminação de forma direta para aquela determinada coisa que está exercendo no momento. 

Iluminação para área externa 

As iluminações externas além de dar um up na decoração promovem uma maior sensação de segurança. Pode ser utilizado arandelas, refletores e os spots. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos! 

Para mais conteúdos como esse, continue acessando o nosso blog. 

Você sabe como utilizar truques de iluminação para aumentar o espaço? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *