Sem categoria

Iluminação indireta dos ambientes: aprenda a fazer isso

Se você está procurando por um recurso funcional, sofisticado e muito bonito, a iluminação indireta é a opção ideal para você. Quando o intuito é promover um ambiente harmônico, é necessário um bom projeto de iluminação, e a iluminação indireta é uma alternativa indispensável nesse caso.  

Além de ser capaz de proporcionar um ambiente muito mais aconchegante, ainda pode ser utilizado como estratégia decorativa para iluminar e dar destaque a determinada coisa ou espaço. Ficou curioso para saber como fazer isso? Continue a leitura até o final! 

O que é iluminação indireta? 

Como o próprio nome sugere, a iluminação indireta se trata de uma luz que não incide de forma direta no objeto, ou seja, ela incide sobre outra superfície para posteriormente iluminar o objeto desejado. 

Dessa maneira, é uma técnica muito utilizada em ambientes internos e externos, que combinados de um projeto de decoração bem elaborado promove um resultado estético muito bonito. 

Além da função estética, a iluminação direta também pode promover uma série de benefícios para a saúde e pode ser um recurso importante para facilitar  seu dia a dia, tendo em vista que a iluminação indireta transmite uma luz suave e não precisa ter um foco específico.  

O que é preciso analisar antes de colocar a iluminação indireta? 

Para realizar um planejamento de iluminação de um ambiente, é importante considerar alguns aspectos para criar um conjunto harmônico e funcional. Portanto, antes de realizar a instalação da luz indireta no seu lar, analise os seguintes aspectos: 

  • Qual o tamanho do espaço e a quantidade de luminárias são necessárias. Realize a medição do espaço disponível e planeje cuidadosamente quantas luminárias são  necessárias para alcançar a luminosidade pretendida. 
  • Qual a temperatura das lâmpadas pretende colocar. É imprescindível escolher adequadamente qual temperatura ideal para cada lugar. Isso porque a temperatura da  luz que serve para o quarto não será tão funcional na cozinha, por exemplo. 
  • Qual a finalidade da luz para cada cômodo, o planejamento da luz indireta deve ser cuidadosamente pensado para atender as necessidades do ambiente. Se no quarto você deseja um ambiente mais tranquilo e relaxante, por exemplo, a luz indireta deve ser criada pensando nisso. 

São muitos aspectos que devem ser analisados, por isso esteja sempre atento a todas essas observações antes de realizar a aplicação dessa técnica no seu lar. Lembre-se sempre que muito mais do que estratégia estética, a luz indireta pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar no seu dia a dia. 

Uma dica valiosa é planejar a iluminação de acordo com a necessidade, criar climas favoráveis para o ambiente. Você pode utilizar iluminação indireta para criar um ambiente mais confortável no quarto, proporcionando uma melhor qualidade no sono. Como na sala de jantar, deixando um clima mais aconchegante e romântico.

Enfim, o que não faltam são opções, use da criatividade e abuse desse recurso fantástico.

Qual a melhor forma de aplicar? 

Existem as mais variadas formas de obter uma iluminação indireta, desde as sancas de gesso no forro, no teto, no chão, arandelas, abajures, pendentes, etc. Só é preciso criatividade e alguns conhecimentos técnicos para realizar o projeto do jeito que você deseja. 

Vale lembrar a importância das lâmpadas estarem bem distribuídas no local, para que o efeito da iluminação seja uniforme. Os recursos mais utilizados para criar a iluminação indireta são as lâmpadas de led, as fitas de led, spots, arandelas, as lâmpadas dicróicas e halógenas.

Conseguiu compreender melhor a importância da iluminação indireta e qual a melhor forma de realizar esse recurso na sua casa? 

Para mais conteúdos como esse, continue navegando pelo nosso blog. Você sabe como criar vários cenários em um mesmo cômodo utilizando somente a iluminação? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *