Sem categoria

Iluminação do quarto do bebê: veja essas 5 dicas!

Você sabe a importância das luzes e os impactos que ela provoca? A luz pode promover a sensação de relaxamento, assim como induzir o foco e a atenção. Por isso, é extremamente importante cuidar da iluminação do quarto do bebê. 

As luzes do quarto do bebê quando colocadas da forma correta e estratégica, podem auxiliar em diversos fatores, como relaxamento e indução do sono, além de acalmar o seu pequeno e promover um espaço muito mais aconchegante. 

Ficou curioso para entender como fazer isso? Separamos 5 dicas incríveis para te ajudar a planejar a iluminação ideal para seu filho.

1- Iluminação indireta ou difusa 

Ao pensar na iluminação do quarto de bebê, comece evitando as lâmpadas expostas com a intencionalidade de utilizá-la enquanto o pequeno estiver no quarto. As luzes diretas deixam os bebês ansiosos, desconfortáveis e agitados. 

A opção mais adequada para utilizar enquanto o pequeno está no quarto, são as luzes indiretas ou difusas. Ideal para o momento da amamentação e troca, porque permite que o adulto tenha nítida visão sobre o que está fazendo, mas não desperta e agita o bebe. 

A iluminação indireta se trata da luz quando reflete em alguma superfície antes de atingir a área iluminada. Além disso, o ideal é que essa fonte de iluminação venha de outros locais do quarto que não seja o teto, isso porque caso a luz esteja na área de visão do bebe, ainda assim pode ser desconfortável para o pequeno. 

A utilização de uma luz suave e quente, promove um ambiente convidativo, relaxante e aconchegante. Deixando o ambiente iluminado na medida certa, reduzindo o contraste entre luz e escuridão e evitando estímulos em excesso aos olhos da criança. 

2- Fitas de led e spots

Se tratando de iluminação, o mercado oferece diversas opções decorativas, principalmente no setor infantil. As fitas de Led podem ser uma ótima escolha, e é uma forte tendência de iluminação por possuir diversas cores, podem ser colocadas facilmente em móveis, nichos, prateleiras, painéis na parede, etc. 

A principal vantagem do led, é que além de ser muito bonito e promover todo um charme a mais na decoração, possui opções das mais variadas cores. Isso é muito legal porque os pais podem utilizar dessa ferramenta para realizar a cromoterapia, uma prática muito utilizada principalmente nos bebês. 

A cromoterapia é basicamente a terapia das cores. Estudos apontam que a exposição a certas cores promove determinadas sensações. Muitos pais utilizam essa ferramenta para ajudar a acalmar e relaxar o bebe. 

3- Abajur 

Os abajures são também uma ótima opção, primeiro porque fica sempre de fácil acesso, em momentos que necessita de uma iluminação mais rápida, por estar posicionado normalmente mais próximo, acaba facilitando nessas situações. É uma ótima opção para os momentos de amamentação.

4- Dimmer 

O dimmer é uma ótima ferramenta para ser utilizada também. Para quem não sabe, o dimmer é um interruptor capaz de regular a intensidade da luz. O que é uma opção muito prática, tendo em vista que a mesma fonte de iluminação pode promover um ambiente mais claro ou menos claro e isso pode ser controlado por você de acordo com sua necessidade. 

5-  Arandelas 

As arandelas são uma ótima fonte de luz indireta. Além de deixar o ambiente muito mais sofisticado e estéticamente mais bonito. É uma opção bem bacana para dar um up na decoração. Uma ótima dica decorativa é combinar o uso das arandelas com as decorações de gesso. 

Viu como é fácil criar um ambiente mais confortável para seu bebe? O que não falta são opções para a realização de um ambiente muito mais funcional e aconchegante! 

Gostou do artigo? Tem muito mais conteúdos como esse no nosso blog!

Você sabe qual é a iluminação ideal para seu canto de leitura? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *