Iluminação inteligente: veja o que há de mais novo no mercado
Os cenários que a iluminação inteligente propicia às moradias são diversos. Começando com a criação de diferentes cenários, como, por exemplo, comunicabilidade, acessibilidade, seguridade e maior controle de energia, e tudo isso é possível usando ferramentas acessíveis e com fácil instalação – você não precisará fazer grandes empreendimentos na residência.
O que é iluminação inteligente?
Com o termo iluminação inteligente, pode-se compreender o sentido de que a luz pode ser ativada remotamente, não importa onde você esteja, além de conseguir assegurar mais mutabilidade na mudança do ambiente. Ou seja, a operação e o ajuste das lâmpadas podem ser realizados a partir de smartphones ou controles de voz.
Ela facilita a criação de espaços híbridos com um toque simples na tela do smartphone.
Como funciona a iluminação inteligente?
As luzes inteligentes possuem um conjunto de LEDs que chamamos de RGB (Red Green Blue). Esta técnica é amplamente usada em empreendimentos de efeitos visuais. Assim, misturando cores, as luzes inteligentes podem produzir até 16 milhões de tons de iluminação.
Além disso, possui LEDs para luz branca quente e fria. A tonalidade desejada pode iluminar diferentes cômodos da residência.
Tendo como exemplo, o branco frio tem um brilho mais forte e é indicado para cozinhas por ser um local que pede mais atenção. Os tons de branco quente são semelhantes às lâmpadas incandescentes antigas e são frequentemente usados em salas e outros cômodos onde você deseja ficar mais confortável.
A instalação de uma luz inteligente é parecida com a instalação usual: você só precisa parafusar o aparelho no local da lâmpada que já possui, tanto no teto, como em uma luminária ou abajur, depois disso, basta fazer o download do app para controlar a luminosidade do ambiente.
Os principais proveitos da iluminação inteligente
Confira abaixo os principais motivos para investir em uma iluminação inteligente.
1. Diminuição no consumo de energia
A iluminação inteligente poupa energia, uma vez que as lâmpadas inteligentes são feitas com a tecnologia LED, o que te permite ajustar um uso coerente. Além de fazer um planejamento para usá-las em determinados momentos do dia,podendo também desligá-las à distância através do smartphone ou por controle de voz.
2. Acessibilidade
O preço é de fácil acesso e qualquer pessoa pode instalá-lo, basta conectá-lo na tomada apropriada; e também para pessoas portadoras de deficiência e idosos que têm dificuldade na locomoção para usar as lâmpadas.
3. Controle por comando de voz
Há a possibilidade de ativar e desativar a iluminação, com a agregação com o Google Assistente e a Alexa, com o auxílio de comandos de voz, podendo assim controlar intensidade e criar uma vasta gama de cores.
4. Segurança
Pode-se, também, preferir criar comandos para que as luzes sejam ativadas ou desativadas em momentos predefinidos ou, ainda, gerir tudo de longe. São mecanismos simples, mas que fazem toda a diferença quando se precisa proteger a sua residência.
5. Criação de cenários e automatizações
Seu dia a dia jamais será o mesmo a partir do momento em que você elaborar programações próprias para cada luz. Uma das particularidades mais relevantes do uso dessas lâmpadas inteligentes é a chance de fazer com que elas operem de um modo autônomo. Você pode alterar a aparência da sua residência todos os dias.
E aí, conseguiu entender melhor sobre o que há de mais novo no mercado da iluminação inteligente?Então, compartilhe este artigo com seus amigos que precisam saber sobre esta tecnologia! Confira o nosso site e fique por dentro de nossos serviços de iluminação.
